29/04/2011

Orgulho de ser amazonense


Li um artigo de uma pessoa que não nasceu em solos ( quentes e úmidos) do Norte..veio lá do Sul. Talvez por isso esteja falando do que não compreende..

Não gosta da nossa culinária típica daqui como o Tacacá ou a caldeirada de Tambaqui. Não acostuma-se com o "calor escaldante de Manaus" e acredito não aprova também o calor humano que existe entre nós "Caboquinhos" como ele mesmo costuma nos chamar. Diante de tudo isso fico pensando como ainda somos rotulados como "seres do fim do mundo", há pessoas de outras regiões que não perdem a oportunidade para uma piadinha como essa: " lá em Manaus os amazonenses andam de arco e flecha". Penso na questão do preconceito em relação a região mais rica de todo mundo: A Amazônia.
Como posso gritar ao mundo todo que eu tenho orgulho se ser amazonense? Tenho orgulho do meu povo e de minha terra? Precisamos combater esses tipos de preconceitos..até porque o povo daqui mesmo não reclama do clima, da culinária e das pessoas, porque obviamente são filhos legítimos da Amazônia..Geralmente esses que por aí falam mal de nossa terra, nossa cidade e nossa gente, vieram de outras regiões e se estão aqui até hoje é porque encontram na terra de índios manauaras a oportunidade de crescer profissionalmente. O que posso dizer-lhes é Sejam bem vindos..Manaus é acolhedora!

Amazonas Moreno- Raízes Caboclas
Amazonas moreno,
tuas águas sagradas
são lindas estradas
são contos de fadas
ó meu doce rio
A canoa que passa
O vôo da garça
as gaivotas cantando
em ti vão deixando
o gosto de amar..

Nenhum comentário:

Postar um comentário